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Monitoria e Avaliação

O Sector de Monitoria e Avaliação colabora na elaboração dos planos operativos das  actividades das componentes estratégicas da ORAM-Nampula; Coordena as acções de identificação e desenho de indicadores dos planos de atividades tendo em vista o registo e comunicação dos progressos materiais em relação aos planos operacionais anuais dos projetos; Prepara o plano de monitoria das actividades, dos processos e dos custos; Orienta o pessoal técnico dos sectores e de campo a prepararem relatórios de progresso de actividades e dos processos; Assegura as monitorias e avaliações participativas do impacto das medidas de monitoria dos processos e das operações e secções de licções aprendidas; Sempre que necessário, com base nos resultados das monitorias e avaliações, faz revisões periódicas dos planos de actividades; Verifica a qualidade de dados; Organiza planos e acções de capacitação em assuntos de monitoria e avaliação; Propõe estudos de impacto dos objectivos e resultados de projectos e prepara os respectivos termos de referência para tomada de decisões nas próximas etapas; Gere a base de dados (revê e sistematiza toda a informação pertinente); Colabora na elaboração de relatórios periódicos das atividades.

 

Lobby e Advocacia

O Sector de Lobby e Advocacia assessora as comunidades locais, incluindo associações, mulheres e grupos vulneráveis, na defesa dos seus direitos de terras e recursos naturais, visando promover o desenvolvimento sustentável rural aproveitando as potencialidades locais, oportunidades de investimento e a legislação sobre a terra e recursos naturais.

 

Género

A componente do Género é implementada como uma atividade transversal sobre todas as outras componentes. Ela presta assistência aos grupos de mulheres e raparigas vulneráveis (mulheres chefes de agregados familiares, viúvas e raparigas) para a formalização dos seus direitos visando assegurar a igualdade de género na posse, uso e aproveitamento e participação na gestão de terras e recursos naturais das suas comunidades. A ideia é assegurar que as mulheres nas comunidades beneficiem e participem das intervenções da organização. Entretanto, este fim não pode dissociar-se da filosofia da ORAM-Nampula. Por isso, a estratégia inclui também uma análise institucional interna e desenvolvimento de acções que possibilitem a ORAM-Nampula de estar em melhor posição de responder as necessidades específicas das mulheres.

 

Comunicação e Pesquisa

A Comunicação institucional da ORAM-Nampula é uma comunicação integrada, responsável pela construção da identidade, imagem e divulgação da instituição para os seus públicos interno e externo. Ela é responsável por desenvolver as políticas de comunicação, planificar, implementar, gerir e usar as tecnologias respectivas ao seu alcance para estruturar toda a comunicação da instituição. As suas acções enfatizam a história, missão, visão, valores, filosofia e políticas da organização, ou seja, ela é uma estratégia para buscar evidências, compartilhar e reconhecer as características e atributos da ORAM-Nampula. Essencialmente, a Comunicação da ORAM-Nampula é uma assessoria de comunicação que estabelece a ligação entre a ORAM-Nampula e o seu público. Enquanto gestora de informação, esta comunicação é sustentada por 4 pilares principais: Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Publicidade & Propaganda e Mídias Digitais.

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